panoetecidoparasublimacao

Preparação de matrizes para serigrafia

A elaboração da matriz de impressão, também chamada de tela, requer atenção especial. O resultado da impressão depende principalmente da qualidade da tela, por isso fazemos questão de ensinar estas técnicas logo no primeiro módulo do curso de sublimação online da Heloart, onde e Edmilson Teixeira aborda com maestria este assunto.

O sistema de tela é determinado pelo tipo de impressão.

Telas fotomecânicasTela direta com emulsãoTela direta com filme direto + emulsão (direta / indireta)Tela direta com filme direto + água (filme capilar)Tela indireta com filme
Tipos de impressão
Desenvolvimento de telas fotomecânicas para serigrafiaTela direta com emulsãoTela direta com filme direto + emulsão (direta / indireta)Tela direta com filme direto + água (filme capilar)Tela indireta com filme.
A impressora de tela decidirá qual dessas telas é a mais adequada para o trabalho a ser feito.
A emulsificação uniforme é decisiva no desenvolvimento de uma tela direta de boa qualidade. O tecido deve ser envolvido na emulsão; a parte mais grossa do revestimento tem que estar no lado da impressão da tela, no entanto.
Emulsionar a tela 1 a 2 vezes no lado da impressão e imediatamente após 2 a 4 vezes, molhar no lado úmido da lâmina raspadora; depois seque. 
A espessura final do revestimento pode ser obtida após a secagem, por meio de 1 a 2 emulsões adicionais (sempre com secagem intermédia), no lado da impressão.
A quantidade dos processos de emulsificação depende de diferentes fatores, que vêm em parte da impressão a ser feita e do outro pela finura do tecido.


Tipos de impressão serigráfica - Line

Para obter impressões com contornos nítidos, aplica-se uma camada de emulsão de 13 a 18 μ em 90 fios / cm e tecido mais fino.
Regra geral para composição de revestimento: aprox. 20 a 25% da espessura do tecido.
Reticulo
Um revestimento fino, de 6-8 μ, fornece a aplicação fina de tinta necessária na impressão reticular.
Regra geral: aprox. 10% da espessura do tecido.

Em geral, é necessário prestar atenção ao imprimir com tintas ultravioleta que o tinteiro é o mínimo possível. A espessura adicional do lado de impressão da tela normalmente não deve exceder 5 mícrons.
A emulsificação básica é geralmente úmida.
Após secagem intermédia, a estrutura do tecido é combinada com um ou mais emulsionantes subsequentes.
A quantidade de processos de emulsificação no revestimento básico é determinada pelo tecido: finura e qualidade do tecido.
Finura do tecido
Os exemplos citados acima indicam claramente as diferentes superfícies, em%, com espessura relativamente igual de tecido. Por meio de uma abertura de malha maior, uma maior quantidade de emulsão pode ser aplicada em cada aplicação.
Para obter a mesma espessura de camada nos três tipos de tecido, o número de aplicações deve ser variado.
Quantidade de tecido:
As diferenças de qualidade de tecido do mesmo número também incluem a espessura da camada de emulsão, uma vez que apresentam dados diferentes não apenas na abertura da malha, mas também na espessura do tecido.
Exemplo de aplicação:
A emulsão deve ser aplicada na tela imediatamente após de ter limpado o tecido, para evitar uma nova incrustação do mesmo com poeira, etc; exceto quando os tecidos são armazenados sem poeira
Para o emulsionado o tecido deve estar perfeitamente seco.

Visite nosso site para saber mais: https://cursodesublimacaoonline.com/